Growth Marketing: Fernando Costa
A Maresias Química do Brasil é uma indústria química localizada na zona industrial em Sorocaba – SC, fabrica produtos químicos para o tratamento de água de piscinas, seu diferencial é não utilizar o cloro como método de desinfecção da água. Sua venda é no B2B, seus principais clientes são lojas de produtos de piscinas e agropecuárias.
Eu cheguei a Maresias Química do Brasil em Agosto de 2018, o desafio era tornar conhecida uma empresa com 20 anos de existência e estava estagnada em sue crescimento, em toda sua história nunca havia ultrapassado a casa dos 700 mil de faturamento em um único mês. Uma empresa de pequeno porte, com linha produtiva, departamento comercial com vendedores internos e externos e nenhum entendimento estratégico de marketing.
O desafio estava em minhas mãos, como tornar uma empresa mais conhecida, com zero investimento em tráfego e em marketing no geral, (o único investimento que tinham em marketing até então era o pagamento do meu salário) utilizando só o que eles já tinham?! Eu não sabia da existência do Growth Marketing na época, mas eu utilizei sem conhecer.
Os meus principais problemas eram: Falta de conhecimento dos clientes finais, isso gerava uma baixa demanda nos lojistas, o que gerava insatisfação de alguns lojistas parceiros, que também criava objeções para abertura de novas lojas parceiras.
Mas o mais importante de tudo isso que acabei de falar, foi conseguir identificar esse problema, identificando o problema encontrei a solução!
A solução encontrada foi uma espécie de SaaS com os principais formadores de opinião desse segmento, os PISCINEIROS, a empresa fabricava o produto, certo? O produto ficava parado no lojista quase vencendo, certo? A empresa ficava com algumas vezes o estoque parado, certo? Então resolvi dar “amostras grátis” do produto para os principais piscineiros do mercado, os que estavam nas redes sociais, nos grupos de whatsapp. Eles testavam, gostavam, voltavam pra comprar mais, pediam pros seus clientes comprarem, começou a aumentar a demanda dos lojistas, os clientes passaram a conhecer os produtos pois os piscineiros começaram a pedir pra eles comprarem, a Maresias começou a faturar mais.
Em Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro de 2019, um ano após minha chegada a Maresias bateu mais de 1 Milhão em faturamento em cada um desses meses, foi um crescimento de mais de 30% (acima da inflação) em apenas um ano, obvio que não foi só isso que foi feito, tivemos alinhamentos comerciais, atualizamos o site, melhoramos a relevância nas redes sociais, consolidamos o “Tratamento Saudável” como slogan o antigo era “Tratamento Sem Cloro”, fizemos uma legião de piscineiros felizes e defensores da marca por darmos treinamentos, capacitação, conhecimento técnico com cursos e workshops.
Os vendedores começaram a sentir menos rejeição dos lojistas ao apresentarem suas propostas, houve um crescimento significativo do número de novos lojistas ao longo dos quase 4 anos que estive a frente da gerência de marketing da Maresias Química do Brasil. Hoje a Maresias é líder no mercado de piscinas no quesito tratamento sem cloro.